O verão já chegou e todo mundo já está fazendo as malas para a viagem. No entanto, com a animação para as férias iminentes, também vêm os cuidados com tudo que ficará para trás nos próximos dias. A casa, os pets e até mesmo o carro parado em casa acabam se tornando uma preocupação.
Até o carro? Sim. Principalmente o carro. Afinal, quando os pets não podem acompanhar os tutores, ficam com alguém da família ou em um hotel para pets. Já no caso da casa, basta acionar o sistema de segurança, pedir que algum vizinho fique de olho e está tudo certo.
Mas e o carro? Bom, se a família pretende viajar de avião ou com transporte por aplicativo, então o veículo se torna um enorme problema. Isso porque sabemos que deixar o carro parado em casa, por um tempo maior do que o previsto, pode comprometer seriamente suas funcionalidades.
O que você precisa saber antes de deixar o carro parado em casa
Então, se você está planejando passar um tempo fora e pretende deixar o carro parado na garagem, alguns cuidados são fundamentais.
Afinal, ninguém pretende voltar de viagem e receber, como presente de boas-vindas, uma conta enorme da oficina, certo? Então confira abaixo as dicas que separamos para você!
Deixe seu carro limpo e livre de sujeiras!
Que tal fazer uma boa limpeza no seu carro antes de sair? E estamos falando de lavagem e tudo! Limpe toda a parte interna do seu carro, jogue fora tudo que for descartável, limpe os tapetes, carpete e os bancos.
O mesmo deve ser feito do lado de fora. Por isso, remova toda a camada de sujeira e, se possível, se organize para encerar toda a sua lataria. A cera para carro, além de deixar seu veículo como se tivesse saído do lava a jato, cria uma camada protetora que repele a sujeira e protege por muito mais tempo.
Além de ocasionar manchas quase impossíveis de remover, sujeira acumulada por muito tempo é o ambiente ideal para a proliferação de micro-organismos causadores de doenças.
Evite deixar o freio de mão puxado
Pode parecer um conselho bobo e até mesmo perigoso. Afinal, como é possível estacionar o carro sem puxar o freio de mão? A probabilidade de causar um acidente é muito maior.
Entretanto, é preciso lembrar que estamos falando sobre o carro parado em casa, na sua garagem e bem longe de outros carros. Então, algumas soluções simples bastam, como colocar tijolos e outros objetos que possam servir como barreira para as rodas do veículo.
Também é preciso verificar a inclinação da garagem onde seu carro está estacionado. Isso porque, em garagens mais inclinadas e íngremes, essa técnica pode não dar muito certo.
Mas por que manter o freio de mão “solto”? Para garantir o correto funcionamento do seu carro quando você voltar. Isso porque manter o freio de mão puxado por muito tempo pode comprometer as lonas de freio, gerando riscos de acidentes e custos de manutenção.
Ah, e não se esqueça de deixar a marcha engatada, combinado?
Desconecte o cabo negativo da bateria
Você sabia que, mesmo com o carro desligado, algumas funcionalidades (como o alarme e luzes de LED) podem consumir energia? E pior ainda se, por algum motivo, você esquecer o rádio e/ou a luz ligados.
O fato é que seu carro, mesmo que você não perceba, consume bateria mesmo parado dentro da sua garagem. A diferença é que, por usá-lo todos os dias, ou pelo menos algumas vezes na semana, você não perceba o consumo.
Já notou como aquele carro que você usa menos sempre tem a bateria esgotada primeiro? Pois é, não é coincidência.
Então, garanta que o cabo negativo da bateria esteja desligado por todo o período que você estiver ausente. Assim, quando você retornar, poderá conectá-lo e usar seu veículo normalmente e sem surpresas.
Afinal, você já sabe, né? Sem bateria, seu carro não sai do lugar.
Verifique todos os pneus
Se você for passar um bom tempo fora, não se esqueça de verificar antes a integridade de todos os seus pneus. Isso porque, caso você tenha deixado passar mesmo que um pequeno furo, é possível que encontre seus pneus completamente murchos quando voltar.
Por isso, se for preciso, procure um borracheiro, peça auxílio na verificação e resolva qualquer problema que encontrar. Por menor que seja. Deixe seus pneus calibrados e, se possível, conte com um limpador de pneu para manter a sujeira longe.
Cubra seu carro parado em casa
Mesmo com a camada protetora da cera para autos, seu carro estará vulnerável a riscos causados por pequenos animais, intempéries e outros possíveis acidentes. Então, para garantir a segurança do seu veículo, utilize como cobertura uma capa própria para carros ou um lençol grande e de tecido macio.
Dessa forma, quando retornar, encontrará seu carro como novo.
Gostou das nossas dicas de como cuidar do carro parado em casa? Então leia também: Dicas práticas para tirar manchas da garagem de casa