Quem tem um veículo em casa, seja carro, moto, caminhão etc. sabe muito bem a importância do cuidado com os pneus, além da escolha correta no momento da troca. Isso porque, apesar de serem lembrados apenas quando precisam ser calibrados, os pneus são elementos essenciais para a segurança do veículo e influenciam muito na experiência de direção.
Afinal, podemos afirmar que os pneus são a base dos veículos e aquilo que garante não só o funcionamento correto, mas também todo o desempenho na estrada.
É muito comum os vendedores de carros receberem uma série de perguntas sobre a potência do motor, o consumo de combustível, as funcionalidades e até mesmo a qualidade dos bancos. Mas nada disso adianta se, depois de comprado, o dono do veículo não se atentar à qualidade dos pneus.
Você sabia, por exemplo, que antes de iniciar uma longa viagem os pneus são os primeiros itens que você precisa checar? Qualquer problema com os pneus é um enorme risco para acidentes graves ou mesmo fatais.
Por isso, separamos neste conteúdo alguns mitos e verdades contados sobre os pneus, assim como dicas para te ajudar a escolher corretamente. Quer saber mais? Continue lendo e confira!
Mito ou verdade? O que você precisa saber sobre os pneus
Com a facilidade do acesso à informação, hoje em dia há poucas dúvidas que não podem ser rapidamente esclarecidas. Afinal, basta pesquisar na internet e, em poucos segundos, uma série de conteúdos estarão disponíveis.
Mas será que tudo o que lemos em sites e blogs da internet, ou mesmo nas mídias sociais, é verdade? Hoje em dia é muito simples encontrar informações online, mas também é muito fácil publicá-las. Por isso, é essencial selecionar cuidadosamente as fontes das informações consultadas.
Nós, da Proauto, somos especialistas em produtos de higiene e cuidados para autos. E para te ajudar, esclarecemos três mitos ou verdades sobre pneus que todo mundo precisa saber:
1- Pneus são todos iguais
Mito.
Apesar de terem a mesma finalidade e até a mesma aparência e formato, há diversos tipos de pneus. E aqui não estamos apenas falando sobre os diferentes tipos de veículo, como carros e motos, por exemplo, mas também em relação às funcionalidades e diferenciais de cada veículo.
Abaixo listamos alguns tipos de pneus mais comuns:
- off-road;
- on-road ou convencionais;
- mistos;
- radiais;
- tamanho do aro;
- tamanho do perfil;
- indicador de velocidade;
- peso;
- entre outros.
2 – Pneus não têm data de validade
Mito.
E um mito que, se considerado uma verdade, pode causar sérios acidentes. Afinal, um pneu com data de validade expirada se torna um risco enorme, pois tem sua qualidade totalmente comprometida.
E como saber que um pneu está vencido? Basta observar se há alguma informação sobre a data de validade do produto, caso não tenha, verifique a data de fabricação. A maioria dos fabricantes estipula o período de cinco anos como o tempo médio de vida útil de um pneu.
3 – É preferível utilizar os pneus da mesma marca
Verdade.
Além de ter a garantia de uma boa marca já consolidada no mercado, utilizar pneus da mesma marca também promove estabilidade e facilita a dirigibilidade do veículo. Outro ponto importante é que os pneus do seu carro, moto ou outro tipo de veículo, trabalham juntos e simultaneamente, por isso precisam ter características semelhantes.
Já pensou como seria a experiência de conduzir um veículo com pneus que não respondem aos comandos com a mesma velocidade e aderência?
Dica extra
Investir em pneus de marcas boas e confiáveis não é apenas garantia de conforto, mas também de segurança e cuidado com o veículo. Antes de realizar a compra de pneus, verifique o histórico da marca e os relatos de outros consumidores. Também é preciso verificar se o tipo de pneu selecionado atende às necessidades do seu veículo e se está dentro do prazo de validade.
Após a compra dos pneus, alguns cuidados são importantes para garantir a durabilidade e vida útil do seu produto. Entre as boas práticas está manter seus pneus sempre calibrados e limpos.
Você pode contar também com os limpadores de pneus da Proauto, que removem as sujeiras mais profundas, criam uma camada protetora sobre o material e ainda deixam seus pneus com aparência de recém-lavados por muito mais tempo.
Gostou do nosso conteúdo? Então leia também: Saiba quais são os cuidados com o carro parado em casa