Pode-se dizer que a Carnaúba (Copernicia prunifera), palmeira nativa do Nordeste brasileiro, é uma planta famosa.
Já foi citada em obras de grandes escritores do país, como Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Mário de Andrade e José de Alencar.
Ficou conhecida também como “árvore da vida”, graças às suas muitas aplicações derivadas:
– Madeira, muito usada na construção civil;
– Fruto, cuja polpa é comestível e comum em doces e farinhas;
– Amêndoas, das quais é extraído óleo;
– Raízes, que chegam a substituir o sal de cozinha.
Mas o que a maioria de nós conhece da carnaúba vem de suas folhas: a cera. Utilizada em lubrificantes, vernizes, graxas, sabonetes, cosméticos, alimentos, tintas, remédios e em ceras automotivas, como a Cera Tradicional com Carnaúba da Proauto.
Por que usar a Cera de Carnaúba
De modo geral, encerar o carro ajuda a proteger o verniz de leves riscos e de sujeira (e, de quebra, evita lavagens com muita frequência).
As ceras Proauto criam uma película protetora em cima da camada de verniz, agindo como uma barreira física contra as intempéries mais comuns, como chuvas ácidas, poluição e orvalho.
Também evita o desgaste do brilho e da cor da pintura quando o veículo fica muito exposto ao sol – neste caso, é indicado encerar uma vez ao mês.
Particularmente, a cera de carnaúba é mais resistente do que as outras porque é mais dura (ou seja, seu ponto de fusão é mais alto) e bastante resistente à água, além de ser menos abrasiva ao verniz.
Isso a torna ideal para a cobertura de veículos.
Cera Pasta Tradicional com Carnaúba
Sendo assim, a Cera Tradicional Proauto proporciona maior brilho e proteção à pintura do carro. Além de remover manchas pequenos riscos e tinta oxidada.
A fórmula com Carnaúba e silicones especiais forma uma película protetora que repele a sujeira e protege contra as ações do tempo (sol, chuva, maresia etc.).
Dessa forma, o produto é indicado para todos os tipos de pintura.
E você também pode acessar a Garagem Proauto para ler mais dicas sobre cuidados com seu carro.
Como usar a Cera de Carnaúba
- Lave e seque bem o veículo;
- Umedeça levemente um algodão para polimento;
- Com o algodão, pegue da embalagem a quantidade de cera de carnaúba suficiente para cobrir uma pequena área da superfície;
DICA: coloque de pouco em pouco, em pequenas áreas, para não desperdiçar o produto. Uma vez retirado da embalagem original, deve ser utilizado ou descartado. - Aplique com movimentos circulares;
- Deixe a cera de carnaúba secar por alguns minutos;
- Com um estopa para polimento, volte aos movimentos circulares para dar brilho;
DICA: é recomendado que o processo seja realizado à sombra.
Confira o passo a passo de como usar a Cera tradicional Proauto – Com Carnaúba