Pode ser por falta de confiança na real necessidade de utilizar um produto específico ou por falta de conhecimento das exigências de manutenção do carro.
O fato é que muita gente coloca água de qualquer origem no radiador do automóvel.
Mas qual o problema de utilizar água comum no radiador?
Para responder essa pergunta é necessário, antes, entender o sistema de arrefecimento do carro. Esse sistema é composto por peças como:
1 – Reservatório de expansão
2 – Válvula termostática
3 – Bomba d’água
4 – Sensor de temperatura do motor
5 – Fluído de arrefecimento
6 – Radiador
Tudo isso para garantir que a temperatura do motor seja constante, a fim de manter seu desempenho e impedir danos causados por temperaturas elevadas.
Assim, quando o radiador não funciona corretamente, as temperaturas se elevam, causando graves problemas mecânicos.
As peças são formadas por partes metálicas, que podem ser danificadas por vários motivos. Dentre eles, o desgaste advindo do acúmulo de impurezas e a corrosão.
E o que tem a água da torneira haver com isso?
A água comum é formada por moléculas de H2O e sais minerais, como o cloro e o flúor, provenientes das estações de tratamento.
O problema começa quando esses elementos se aglomeram em certas regiões, uma vez que reagem com o alumínio e com os metais presentes tanto nas peças do sistema de arrefecimento quanto no motor.
Consequentemente, aceleram a oxidação e a deteriorização das peças.
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d’água, o radiador, a válvula termostática e o motor.
Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).
Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema.
Isso porque, a água entra em estado de ebulição aos 100°C, que é facilmente atingido por um motor em funcionamento.
Assim, quando muito quente, ela irá superaquecer o motor, além de gerar bolhas que também podem prejudicar seu funcionamento.
Em lugares onde as temperaturas chegam a 0°C ou menos, a água atinge seu ponto de fusão, assumindo o estado sólido, o que impede a troca térmica do sistema de arrefecimento.
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Use aditivos para o radiador
Por isso, é imprescindível o uso de aditivos na água, mesmo que dessalinizada.
Ele atua modificando as propriedades da água: aumenta a temperatura necessária para transformar a água em vapor e diminui sua temperatura de fusão (pertinente para lugares muito frios).
Além disso, a maioria dos aditivos contém antioxidantes, auxiliando na conservação das peças.
Por fim, eles ajudam a aumentar a eficiência do sistema de arrefecimento, facilitando a troca de calor.
O Prorad é um aditivo para radiador que segue esses parâmetros. Ele previne tanto o superaquecimento quanto o congelamento da água, além de ter efeito anticorrosivo.
É importante ter em mente que cada motor é projetado para trabalhar com aditivos específicos. Assim, é importante verificar o manual do carro para saber a periodicidade e quantidade de aditivo aconselhada.