Saber como cuidar do motor do carro é saber os números da loteria… ou quase! Adotar hábitos simples de manutenção não vão te enriquecer, mas com certeza vão evitar que você gaste um dinheirão a médio e longo prazo. Confira a seguir sete dicas de como cuidar do motor do carro.
Revisão a cada 10.000 km
Quando o assunto é motor, prevenção é a palavra de ordem. Isso porque esperar que o problema apareça para resolve-lo significa desembolsar uma boa quantia em um serviço bem feito.
Portanto, a dica no1 é: faça revisão e manutenção preventiva a cada dez mil quilômetros. Aqui estão incluídas verificações de velas e cabos, correias, rolamentos etc.
Troca de óleo
Simples, fácil e fundamental! Não há desculpas para não fazer a troca de óleo em dia, geralmente a cada dez mil quilômetros ou seis meses (fique de olho nos prazos que o fabricante do seu veículo indica para a troca).
O tipo de óleo também é importante na hora de saber como cuidar do motor do seu carro: óleo lubrificante sintético ou óleo lubrificante mineral.
O sintético geralmente é mais caro, mas tem maior durabilidade e mais tecnologia – a ponto de dispensar a necessidade de aditivos.
Já o mineral, mais acessível, ainda é também o mais comum e o que melhor atende às exigências dos carros mais antigos.
Atenção: os motores não costumam engolir bem óleos minerais e sintéticos misturados.
Troca dos filtros de ar, óleo e combustível
A função dos filtros de ar, óleo e combustível é proteger o motor do carro de impurezas. Portanto, é imprescindível que esses componentes estejam limpos e de acordo com as recomendações do fabricante do carro. Atenção aos prazos de troca.
Combustível
Continuando nos itens básicos das dicas de como cuidar do motor do carro, chegamos ao combustível.
A qualidade e procedência são inegociáveis para o bom funcionamento do motor. Isso porque um combustível de má qualidade pode afetar o óleo lubrificante, bicos injetores e velas de ignição.
Para evitar cilada em postos de combustível, o ideal é abastecer sempre no mesmo lugar e dentro de horário comercial. Solicitar a nota fiscal também ajuda.
Radiador
Esteja o motor mais quente ou mais frio do que a temperatura normal de funcionamento, é sinal de problema.
Para evitar que aconteça, é importante que a água do radiador contenha a quantidade correta de aditivo (procure pela informação no manual do proprietário).
Aproveite a revisão a cada dez mil quilômetros e dê uma boa conferida no sistema de arrefecimento por completo.
Bateria
A bateria é responsável por fornecer a energia necessária para a partida do motor (além de manter o sistema elétrico ligado), então aqui vale um cuidado especial.
Aquele momento em que você confere o nível da água do motor é uma boa oportunidade de olhar também os terminais da bateria, que podem ficar sujos, frouxos ou até corroídos. Se for o caso, limpe-os. Você vai precisar de esponja de aço e uma misturinha de bicarbonato de sódio em água destilada.
Uma vez a cada três meses, veja também como está o nível da água da bateria, caso a sua necessite de água. Atenção: aqui o líquido deve ser água destilada, pois a comum prejudica o componente.
Para finalizar os cuidados, utilize vaselina nos terminais da bateria – é melhor do que graxa.
Lavagem do motor
Terminamos as sete dicas de como cuidar do motor do carro no motor, propriamente dito. É importante mantê-lo limpo para garantir seu pleno funcionamento.
Apesar de existirem empresas especializadas em lavagem de motor, é possível fazer em casa, seguindo alguns cuidados como proteger bem os componentes que sejam ligados ao sistema elétrico (módulo do ABS, de carroceria, injeção eletrônica, alternador, caixa de relés, bobina etc.).
O melhor jeito para lavar o motor é utilizando uma máquina de pressão a vapor. Jamais use sabão em pó, solventes, ácidos ou desengraxantes querosene, porque eles ressecam mangueiras e correias, além das borrachas de vedação.