Principalmente para quem possui um carro mais antigo, ligar o veículo pela manhã no inverno é sempre um misto de expectativa e medo. Isso porque, normalmente, o automóvel pode apresentar mais dificuldades para funcionar no frio. Por isso, trouxemos cinco dicas para cuidar do carro no frio e evitar surpresas.
Então, não precisa se preocupar com a carona ou a passagem de ônibus no inverno. Seu carro só precisa de um pouco mais de atenção e alguns cuidados práticos para manter a mesma performance mesmo no frio.
Além disso, as dicas abaixo não exigem custos excessivos ou muita dedicação de tempo. São apenas hábitos do dia a dia que podem fazer uma enorme diferença na durabilidade do seu veículo e sua própria segurança na direção.
Quer saber mais sobre cuidar do carro no frio? Então confira este conteúdo até o final!
Como cuidar do carro no frio: dicas práticas
Seu carro demora mais para ligar no frio? Quando abastece com etanol então nem pensar? Os vidros embaçam quando você deixa tudo fechado? Os pneus murcham muito mais rápido?
Descubra abaixo como fugir de todos esses problemas com apenas algumas técnicas simples.
1. Cheque a bateria do seu veículo
E não é só muito tempo parado que pode acabar rapidamente com a bateria do seu veículo. As várias tentativas de fazer o carro ligar no frio podem também descarregar sua bateria em apenas alguns minutos.
Isso porque (e principalmente os carros mais modernos) o sistema elétrico do seu carro inicia o processo de partida a frio, uma estratégia para acelerar a vaporização do seu combustível.
Então, se ligar o carro é um enorme problema, e vamos tratar disso no próximo tópico, você precisa mesmo garantir que sua bateria esteja carregada, dentro da validade e em ótimas condições.
2. Misture combustíveis
Calma! Antes que você leia o tópico pela terceira vez, só para ter certeza de que entendeu direito, nós vamos te explicar o que isso significa.
Para que você entenda o motivo pelo qual o seu carro demora mais para ligar no frio, há uma explicação bem simples: o veículo utiliza o vapor para funcionar, e não o combustível em si. Nos períodos mais gelados, naturalmente esse vapor demorará mais para ser gerado, especialmente no caso do etanol.
Portanto, uma sugestão muito simples é adicionar um pouco de gasolina no tanque de combustível cheio de etanol. Cerca de 5% já basta, conforme recomendação do engenheiro Clayton Zabeu (Comissão de Motores Ciclo Otto da SAE Brasil), em entrevista ao portal AutoPapo, da UOL.
A presença da gasolina acelerará o processo de vaporização, o que fará com que seu carro pegue mais rápido, evitará perda de bateria e funcionará perfeitamente bem.
Ah, e isso no caso de carros com motores Flex, combinado?
3. Fique de olho nos pneus do carro
Você sabia que no frio o desgaste dos pneus do seu carro é muito maior? Isso porque a temperatura externa interfere na densidade do ar que preenche os pneus, diminuindo ligeiramente a sua pressão.
Por isso, regularmente ou sempre antes de percorrer longas distâncias, verifique a pressão dos seus pneus e certifique-se de que está tudo de acordo com as recomendações de fábrica.
4. Promova a limpeza do ar-condicionado
Pode parecer estranho falar de ar-condicionado no frio, não é? Isso porque o aparelho está automaticamente ligado às altas temperaturas. Mas o ar-condicionado do carro também é utilizado como aquecedor nos dias mais frios, além de ser fundamental para garantir que os vidros não fiquem embaçados enquanto você dirige com tudo fechado.
A grande questão é que o ar-condicionado do carro, assim como os modelos para casas e escritórios, demandam higienização de tempos em tempos (recomendamos o período de seis meses) ou pode causar sérios problemas de saúde.
Isso porque o ar-condicionado acumula sujeira e se torna o local ideal para a proliferação de micro-organismos causadores de doenças. Os quais se espalham pelo veículo, e entram em contato com suas vias aéreas, ao ligar o aparelho.
Portanto, nada de pular a limpeza periódica.
5. Mantenha o automóvel encerado
Não é só o sol e calor excessivos que queimam a lataria do carro. O frio, principalmente as geadas, podem causar um efeito muito semelhante. Por isso, para manter a pintura do seu veículo protegida também no outono e inverno, a dica é muito simples e barata: mantenha seu carro encerado.
A cera automotiva Proauto mantém seu carro brilhante, repele a sujeira e ainda cria uma camada protetora contra as ações do tempo, como calor e frio. Dessa forma, seu automóvel ficará intacto mesmo nas baixas temperaturas e ainda com aparência de carro recém-saído do lava a jato.
Ah, e você pode fazer todo esse processo em casa mesmo! Basta aplicar a cera e depois espalhar com uma toalha de microfibra.
Gostou das nossas dicas sobre como cuidar do carro no frio? Então leia também: Dicas para dirigir na chuva: evite acidentes e dirija com segurança