É só a temperatura subir que muitos motoristas descem a serra para aproveitar o calorão no litoral. Praia, sol e água fresca é uma combinação irresistível, mas para o seu carro pode ser um problema. Isso porque a maresia pode causar problemas sérios no veículo.
A maresia é uma névoa de gotículas de água salgada, que é carregada pelo vento e se aloja nas mais diversas superfícies. Ela tem ação corrosiva e aos poucos vai causando danos nas partes elétricas, borrachas, escapamento e até mesmo na pintura do carro.
Entretanto, com alguns cuidados básicos, dá para proteger seu veículo e mantê-lo conservado. Continue a leitura e conheça 3 dicas para evitar os danos da maresia no seu carro. Confira!
Quais os efeitos da maresia no seu carro?
A corrosão de peças metálicas é um dos problemas mais conhecidos da maresia. Parafusos, peças de freio, componentes do motor e escapamento são alguns itens do carro podem enferrujar em razão dela.
Os componentes elétricos também podem sofrer oxidação devido à ação da maresia, causando falhas elétricas e defeitos em algumas funções do veículo, como pisca-alerta, faróis e painéis.
Além disso, as peças de borracha, como as palhetas do limpador de para-brisa e a coifa dos amortecedores, também podem ser danificadas. Outro problema é o aparecimento de manchas esbranquiçadas na pintura e vidro do carro.
O que fazer para evitar os danos da maresia no seu carro?
Se você está pensando em descer para a praia, com certeza ficou assustado. Mas, pode ficar tranquilo! É possível evitar os danos da maresia no carro. Veja abaixo algumas dicas para proteger seu veículo dos efeitos da maresia:
1) Estacione o carro em lugar fechado
Sempre que possível, guarde o carro em uma garagem ou espaço fechado, ao invés de deixá-lo na rua, próximo ao mar. Esse cuidado evita que as gotículas de água salgada carregadas pelo vento atinjam diretamente o veículo. Assim, a lataria e a pintura ficam protegidas dos efeitos da maresia.
2) Não dirija sobre a areia
Trafegar na areia da praia não é uma boa ideia! Primeiro, porque você ficará muito próximo do mar e ainda mais exposto às ações corrosivas da maresia. Os grãos de areia também podem riscar a pintura e a parte de debaixo do veículo.
Além disso, dirigir sobre a areia é muito perigoso, pois existe o risco do carro atolar ou até ser invadido pela água, caso a maré suba inesperadamente .
3) Faça uma lavagem completa assim que voltar da praia
Essa é uma dica importantíssima! Afinal, a lavagem vai retirar todos os resquícios da maresia e o acúmulo de areia, evitando problemas como a corrosão e manchas na pintura. O ideal é fazer uma lavagem completa no veículo, no máximo, até duas semanas depois de voltar da praia.
O Lava Autos Neutro da Proauto é perfeito para fazer uma limpeza profunda no veículo. Ele remove as sujeiras mais pesadas como resíduos de poluição, terra, etc. Sua fórmula exclusiva mantém o brilho sem danificar a pintura e cria uma película de proteção contra as ações do tempo (sol, chuva, maresia, etc).
Para finalizar, é indicado encerar o carro para remover as possíveis manchas provocadas pela maresia. A Cera Pasta Tradicional com Carnaúba da Proauto remove manchas e pequenos riscos, proporcionando maior brilho e proteção à pintura do carro por mais tempo.
Quer mais dicas como esta? Clique em GARAGEM PROAUTO e receba as novidades em primeira mão!
Aproveita e segue a gente no Instagram e Facebook para conferir mais dicas e novidades.